A biologia é o estudo da vida. Abrangem as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente.
A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, leia-se, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes compartilhados de geração em geração. Além de ajudar na identificação de anormalidades cromossômicas durante o desenvolvimento embrionário, promove em caráter preventivo e curativo, a utilização de terapias gênicas como medidas corretivas.
A fisiologia é a área dedicada à interação das diversas aplicações e funções físicas e químicas para compreensão dos seres vivos, ou seja, o funcionamento dos organismos. De modo geral, a fisiologia aborda assuntos relacionados à nutrição, circulação, respiração, excreção, aos sistemas de integração aos movimentos corporais, suporte e movimentos corporais, controle imunitário e reprodução.
Anatomia é a parte da biologia que estuda a estrutura dos seres vivos e o organismo humano. Pode ser dividida em: anatomia setorial, regional e a anatomia sistemática descritiva. A anatomia setorial divide a estrutura corpórea em grupos: cabeça e pescoço, membros superiores, tórax e abdômen, coluna vertebral, pelve e períneo e membros inferiores. Anatomia sistemática divide a estrutura corpórea em sistemas: cardiovascular, digestório, endócrino, imunológico, muscular, nervosos, reprodutor, respiratório, entre outros.
Ecologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem, envolvendo a dependência da água, do solo e do ar. Mas se estende à organização das espécies em populações, comunidades, formando um ecossistema e por fim, toda a biosfera. Esta ciência é essencial, pois os resultados de seus estudos fornecem dados que revelam se os animais e os ecossistemas estão em harmonia numa época em que o desmatamento e a extinção de várias espécies estão em andamento. Através das informações obtidas pelos estudos da Ecologia, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade. Entre as principais relações destacam-se as Relações Intra-específicas harmônicas, que são as sociedades e colônias; Relações Intra-específicas desarmônicas são o canibalismo e as competições; Relações interespecíficas harmônicas: mutualismo, protocooperação, inquilinismo e comensalismo; E por fim, relações interespecíficas desarmônicas, como amensalismo, predatismo, parasitismo e competição interespecífica.
A evolução estuda o processo de mudança das características dos seres vivos ao longo do tempo. Pode ser definida como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma pré-existente. A evolução por meio da seleção natural enuncia que indivíduos que possuem características específicas, que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente, têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes.
Comentei no blog da Betânia De Martini, Bruno Cunha e Ana Paula
Comentei no blog da Betânia De Martini, Bruno Cunha e Ana Paula
Sá teu artigo está bom só que está faltando no final de cada área da biologia relacionar esta com sua importância na nossa vida.
ResponderExcluir