terça-feira, 18 de maio de 2010

Consumo

Embora a sociedade seja dividida em grupos sociais bem diferenciados, tendo em vista um avanço do capitalismo aliado à prática consumista, identificou-se a problemática da alienação dos indivíduos diante do que acham necessário possuir em várias camadas sociais. Diante disto, essa alienação de consumo torna as pessoas incapazes de discernir sobre seus desejos e procurar viver de forma controlada. Mas assim se espera que esse problema em nossa sociedade faça com que as pessoas cheguem à conclusão de que o homem, ainda é um ser pensante e livre. Que apesar da mídia ser um dos fatores revelado como principal na evolução da sociedade de consumo, somos todos capazes de mudar essa situação e não deixar de lado a preocupação com esse consumo sustentável.
No consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca. No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence.
Após a industrialização, criou-se uma mentalidade de que quanto mais se consome mais se tem garantias de bem-estar, de prestígio e de valorização, já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são e acabam por querer ser outra pessoa por não querer refletir sobre seu próprio comportamento.

Comentei nos blogs de Pedro Reis e Bruno Cunha

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